
arquitetura
casa MJ
Um terreno estreito e um extenso programa de necessidades exigiram que o projeto desta residência em Brasília se desenvolvesse em três pavimento.
O pavimento intermediário, por onde é feito o acesso de pedestres, foi parcialmente elevado em relação à rua, a fim de criar um pavimento inferior semienterrado. Neste último, encontra-se a garagem, as áreas de serviço e dependências de empregados, ventiladas pelo afastamento lateral da casa.
No pavimento social, escritório, banheiros e cozinha foram concentrados e envelopados em um grande painel de madeira ripada. Já as salas foram totalmente envidraçadas em todas as fachadas, voltadas para os jardins e piscina, possibilitando a entrada de muita luz e verde.
O pavimento superior, por sua vez, apresenta-se com duas situações distintas. Na fachada frontal, o volume quase totalmente cego parece apoiar-se delicadamente na estrutura inferior. Na fachada posterior, onde as venezianas de madeira protegem os quartos, ele se mostra mais estável, criando ao mesmo tempo um solário para a área íntima e a cobertura da varanda abaixo.
arquitetura |
projeto desenvolvido com
Valéria Gontijo
local |
Brasília, DF
data |
2009
imagens |
Fábrica D'Arte




