arquitetura

casa MJ

Um terreno estreito e um extenso programa de necessidades exigiram que o projeto desta residência em Brasília se desenvolvesse em três pavimento.

O pavimento intermediário, por onde é feito o acesso de pedestres, foi parcialmente elevado em relação à rua, a fim de criar um pavimento inferior semienterrado. Neste último, encontra-se a garagem, as áreas de serviço e dependências de empregados, ventiladas pelo afastamento lateral da casa.

No pavimento social, escritório, banheiros e cozinha foram concentrados e envelopados em um grande painel de madeira ripada. Já as salas foram totalmente envidraçadas em todas as fachadas, voltadas para os jardins e piscina, possibilitando a entrada de muita luz e verde.

O pavimento superior, por sua vez, apresenta-se com duas situações distintas. Na fachada frontal, o volume quase totalmente cego parece apoiar-se delicadamente na estrutura inferior. Na fachada posterior, onde as venezianas de madeira protegem os quartos, ele se mostra mais estável, criando ao mesmo tempo um solário para a área íntima e a cobertura da varanda abaixo.

arquitetura |

projeto desenvolvido com

Valéria Gontijo

local |

Brasília, DF

​data |

2009

imagens |

Fábrica D'Arte